terça-feira, 25 de novembro de 2008

Qual o futuro da Internet

Ninguém ousa discutir a relevância das comunidades, da colaboração, da participação do usuário. Mas dá para discutir sim a ideia do renascimento da Internet e a consequente postura de surpresa.
De facto a Internet evolui ainda mais do que se esperava. Antigamente algumas pessoas pensam que a ideia da Internet era uma estupidez, mas outras acreditaram sempre que a Internet ia ser uma evolução, um espectaculo.

Impacto da Internet na Sociedade

Actualmente a tecnologia e a linguagem mais discutida em todo mundo. O impacto que se causa sobre a sociedade está a ter destaque para os grandes sociólogos, pois esta a alterar a educação das pessoas, o artigo mostra que pelas pesquisas bibliográficas, a necessidade de um redireccionamento no modelo actual de ensino, para que possa ser diminuído o tempo e a aprendizagem e a utilização do conhecimento adquirido. Alterando a focagem actual da concentração de conteúdo, numa filtragem dos assuntos úteis a geração actual. A aprendizagem se deve ao facto da geração actual ser espontâneo em tecnologia, a qual possui uma alteração constante causando um impacto na sociedade

Serviços da Internet

Métodos comuns de acesso doméstico à Internet incluem por banda larga por cabos (como ADSL, ISDN), rádio sem fio, (Hi-fi) por satélite ou por telefones. Locais públicos para acesso à grande rede incluem bibliotecas e cyber cafés, nos quais computadores conectados são disponibilizados para uso temporário.
Existem também pontos de acesso em locais públicos, como
aeroportos e cafés, acessíveis por meio de rede sem fio. Para isso, o utilizador deve possuir um dispositivo cliente de acesso, tal qual um PDA ou laptop. O acesso pode ser restrito por senhas, para a comercialização do tempo de uso.

Vantagens e desvantagens da Internet

A Internet tem muitas vantagens como desvantagens como podemos mostrar neste Diapositivo como por exemplo as vantagens permitem-nos adquirir conhecimentos em sites de cultura, livros, filmes entre outros mas alem de podermos ter acesso a sites informativos podemos adquirir programas de musica ou até ver o que esta a ser transmitido ao vivo como por exemplo programas como Realplayer e Morpheus entre outros.
Agora falamos das desvantagens das Internet através dela podemos apanhar vírus descarregando ficheiros, ou abrindo anexos por e-mail outro dos problemas da Internet é as salas de chat com temas relacionados com temas eróticos.

Evolução da Internet

A Internet desde sempre sofreu alterações, para a sua actualização, mudando as características dos computadores ligados á rede.
Muitos de nós previam o fim da Internet, mas para espanto de muitos cada vês a Internet é uma rede mais sólida e procurada.
Antes da sua popularização iniciada em 1993 a criação do primeiro browser web deu a possibilidade de podermos criar informação com imagens e sons.

Surgimento da Internet

Os computadores foram criados em tempo de guerra com objectivos militares.
Seria uma espécie de comunicações Norte-Americana que em caso de ataques inimigos que pudessem destruir os meios de telecomunicações.
Nas décadas de 70 e 80,a Internet foi também um meio de comunicação académico, professores e estudantes enviavam mensagens pelas linhas da rede mundial.
Só no ano de 1990 população em geral começou a utilizar a Internet.
Nesse ano o engenheiro inglês Tim Bernes Lee desenvolveu a World Wide Web possibilitando a interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e mais interessantes. A partir daí a Internet desenvolveu se muito rapidamente.
Diz que foi a maior criação tecnológica depois da televisão na década de 50.
A década de 90 foi a era de expansão para a Internet.
Para facilitar a navegação na Internet foram criados vários navegadores (browsers) como por exemplo: o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.
A Internet serve para trabalhos escolares ou outros; diversão em sites de jogos; o e-mail.